Sempre atento às mudanças, o PMI® vem constantemente evoluindo sua principal referência que é o PMBOK® (o guia de boas práticas em gerenciamento de projetos). As atualizações ocorrem aproximadamente a cada 4 ou 5 anos.
A 6ª Edição do PMBOK, diferente das edições anteriores, virá com uma característica inédita, ele será tanto um standard quanto um guia. Um standard porque apresentará conceitos chaves, descrevendo o que fazer para se obter projetos bem-sucedidos. E um guia, porque se expandirá apresentando informações adicionais sobre como usar as boas práticas de gestão de projetos globalmente reconhecidas. Com ênfase cada vez maior em agilidade e adaptação.
1. As 10 áreas de conhecimento e os 5 grupos de processos atuais foram mantidos (com ênfase na gestão do conhecimento), porém agora existem 49 processos.
2. Mudança estrutural, inclusão das estruturas organizacionais Orgânica, Multidivisional, Virtual e Híbrida:
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
Funcional | Funcional |
Matricial | Matricial |
Projetizada | Projetizada |
Orgânica | |
Multidivisional | |
Virtual | |
Híbrida |
3. Capítulos 1, 2 e 3 foram reescritos, incluindo a fusão dos Capítulos 1 e 2 para inclusão do novo Capítulo 3 sobre o “Papel do Gerente de Projeto”. A nova informação reflete a evolução da profissão de Gerente de Projetos, como motor de mudança organizacional e um meio de fornecer valor de negócios.
4. Melhor descrição do papel e competências do gerente de projetos, incluindo e reforçando o Triângulo de Talentos do PMI (PMI Talent TriangleTM) , que engloba as habilidades técnicas, as habilidades estratégicas e de negócio e as habilidades de liderança. O Capítulo 3 será totalmente dedicado ao papel e às competências do gerente de projetos, incluindo habilidades técnicas, estratégicas e de liderança (as três habilidades essenciais do gerente de projetos para o sucesso no mercado de trabalho atual). http://www.pmi.org/-/media/pmi/documents/public/pdf/certifications/talent-triangle-flyer.pdf
5. Cada área do conhecimento ganhou seções introdutórias:
6. Alinhamento Estratégico e de Negócios, incluindo conceitos em documentos e na avaliação de sucesso do projeto (Project Business Documents):
7. Maior Organização das entradas, ferramentas e técnicas e saídas:
8. Tailoring (adaptação) de Processos:
As necessidades do projeto determinarão os documentos reais do projeto. Significa analisar o projeto para determinar quanta ênfase colocar em casa processo (com base no escopo e tamanho do projeto).
9. Diferenciação entre monitorar e controlar:
Alguns processos mudaram a nomenclatura “Controlar” ou “Monitorar” para “Controlar e Monitorar”, pois enquanto o Monitorar atende ao Check do ciclo PDCA, enquanto o Controlar atende ao Act do ciclo PDCA. Monitorar é conceituado como a análise contínua do progresso do projeto nos níveis de atividade e resultados/produtos. Já o controlar utiliza informações de monitoramento para a tomada de decisão (para redirecionar o projeto, ajustar atividades, resultados, ou até mesmo para provocar um redesenho do projeto).
10. Gerenciamento de Requisitos:
O processo de coletar requisitos foi reforçado com as informações do Practice Guide for Business Analysis (https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/practice-guides/business-analysis)
11. Ampliação da utilização de métodos e conceitos ágeis:
12. Mudanças no quadro de processos:
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
4. Gerenciamento da Integração do Projeto | 4. Gerenciamento da Integração do Projeto |
4.1. Desenvolver o termo de abertura do projeto | 4.1. Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto |
4.2. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto | 4.2. Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto |
4.3. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto | 4.3. Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto |
- | 4.4. Gerenciar o Conhecimento do Projeto |
4.4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto | 4.5. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto |
4.5. Realizar o controle integrado de mudanças | 4.6. Realizar o Controle Integrado de Mudanças |
4.6. Encerrar o projeto ou fase | 4.7. Encerrar o Projeto ou Fase |
No processo “Gerenciar o Conhecimento do Projeto” o registro de lições aprendidas será realizado ao longo do projeto e não apenas no final do projeto. O registro de lições aprendidas será uma saída deste processo.
5. Gerenciamento do Escopo do Projeto | Não houve mudanças essa área de conhecimento (6 processos) |
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
6. Gerenciamento do Tempo do Projeto | 6. Gerenciamento do CRONOGRAMA do Projeto |
6.1. Planejar o Gerenciamento do Cronograma | 6.1. Planejar o Gerenciamento do Cronograma |
6.3. Sequenciar as Atividades | 6.2. Definir as Atividades |
6.4. Estimar os Recursos das Atividades | - |
6.5. Estimar as Durações das Atividades | 6.4. Estimar as Durações das Atividades |
6.6. Desenvolver o Cronograma | 6.5. Desenvolver o Cronograma |
6.7. Controlar o Cronograma | 6.6. Controlar o Cronograma |
Gerenciamento de Tempo agora é Gerenciamento do Cronograma. O processo 6.4. foi remanejado para a área de Recursos. Alinhamento com o “Practice Standard for Scheduling-PMI” – https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/framework/practice-standard-scheduling-2ndedition. Foram incluídos conceitos da técnica “gerenciamento do cronograma agregado”, estendendo a abrangência da atual técnica de gerenciamento do valor agregado.
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
7. Gerenciamento dos Custos do Projeto | Não houve mudanças essa área de conhecimento (4 processos) |
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
8. Gerenciamento da Qualidade do Projeto | 8. Gerenciamento da Qualidade do Projeto |
8.1. Planejar o Gerenciamento da qualidade | 8.1. Planejar o Gerenciamento da qualidade |
8.2. Realizar a Garantia da Qualidade | 8.2. Gerenciar a Qualidade |
8.3. Controlar a Qualidade | 8.3. Controlar a Qualidade |
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
9. Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto | 9. Gerenciamento dos RECURSOS do projeto |
9.1. Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos | 9.1. Planejar o Gerenciamento dos Recursos |
- | 9.2. Estimar Recursos das Atividades |
9.2. Mobilizar a Equipe do Projeto | 9.3. Mobilizar Recursos |
9.3. Desenvolver a Equipe do Projeto | 9.4. Desenvolver a Equipe |
9.4. Gerenciar a Equipe do Projeto | 9.5. Gerenciar a Equipe |
- | 9.6. Controlar os Recursos |
Ampliação da área de conhecimento Gerenciamento dos Recursos Humanos para Gerenciamento dos Recursos (pessoas, materiais e equipamentos), abrangendo também outros recursos importantes ao projeto como os materiais e equipamentos. O processo Estimar Recursos da Atividade foi para a área Gerenciamento de recursos, saindo da área de Gerenciamento do cronograma.
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
10. Gerenciamento dos Recursos de Comunicações de Projeto | 10. Gerenciamento dos Recursos de Comunicações de Projeto |
10.1. Planejar o Gerenciamento das Comunicações | 10.1. Planejar o Gerenciamento das Comunicações |
10.2. Gerenciar as Comunicações | 10.2. Gerenciar as Comunicações |
10.3. Controlar as Comunicações | 10.3. Monitorar as Comunicações |
Esta área de conhecimento ganhou novos conceitos que distingue COMUNICAÇÃO (entre duas pessoas) de COMUNICAÇÕES (artefatos, e-mails publicados etc).
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
11. Gerenciamento dos Riscos do Projeto | 11. Gerenciamento dos Riscos do Projeto |
11.1. Planejar o Gerenciamento dos riscos | 11.1. Planejar o Gerenciamento dos riscos |
11.2. Identificar os Riscos | 11.2. Identificar os Riscos |
11.3. Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos | 11.3. Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos |
11.4. Realizar a análise Quantitativa dos Riscos | 11.4. Realizar a análise Quantitativa dos Riscos |
11.5. Planejar as Respostas aos Riscos | 11.5. Planejar as Respostas aos Riscos |
- | 11.6. Implementar as respostas aos Riscos |
11.6. Controlar os Riscos | 11.7. Monitorar os Riscos |
Nova estratégia de Gerenciamento de Riscos será “escalonar respostas” que será uma atribuição da gestão de um risco para a parte interessada apropriada. Uma vez que o risco for escalonado ele deverá ser removido do registro de riscos do projeto “OU” mantê-lo no registo de risco, mas classifica-lo como “escalonado/atribuído a...”.
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
12. Gerenciamento das Aquisições do Projeto | 12. Gerenciamento das Aquisições do Projeto |
12.1. Planejar o gerenciamento das aquisições | 12.1. Planejar o gerenciamento das Aquisições |
12.2. Conduzir as aquisições | 12.2. Conduzir as aquisições |
12.3. Controlar as Aquisições | 12.3. Controlar as Aquisições |
12.4. Encerrar as Aquisições | - |
O processo “Encerrar as Aquisições” foi removido o trabalho foi inserido nos processos “Controlar Aquisições” e “Encerrar o Projeto ou Fase”. O entendimento para esta mudança é de que o encerramento de um contrato, muitas vezes passa pelo setor jurídico da empresa e o gerente de projeto (em muitos casos), não tem autonomia para encerrar formalmente um contrato.
PMBOK® - 5ª. Edição | PMBOK® - 6ª. Edição |
13. Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto | 13. Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto |
13.1. Identificar as Partes Interessadas | 13.1. Identificar as Partes Interessadas |
13.2. Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas | 13.2. Planejar o Engajamento das Partes Interessadas |
13.3. Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas | 13.3. Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas |
13.4. Controlar o Engajamento das Partes Interessadas | 13.4. Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas |
A 6ª Edição do PMBOK está quase pronta, e a versão final deverá ser disponibilizada no 3º Trimestre de 2017. Pela primeira vez na história do PMI a publicação em inglês e em português do Brasil serão lançadas simultaneamente. O exame com foco no Guia PMBOK® 6ª Edição deve estar disponível à partir do primeiro trimestre de 2018.
http://www.pmi.org/update-center/publication-exam-updates/pmbok-guide
http://www.pmi.org/update-center/exam-result-report
http://www.pmi.org/-/media/pmi/microsites/update-center/exam-analysis-page.pdf?la=en
http://www.pmi.org/-/media/pmi/microsites/update-center/exam-result-report.pdf?la=en
© 2017 Project Management Institute, Inc - Pernambuco Chapter.
As seguintes pessoas atuaram como membros, foram colaboradores nesse texto ou atuaram como líderes:
Redação:
Jirlaine Fonseca, PMP
Revisão:
Cristiana Freire, PMP
Revisão Final:
Elifrancis Soares, PMP
Referências:
http://www.pmi.org/update-center/publication-exam-updates/pmbok-guide
https://www.youtube.com/watch?v=LYX69GUgad8
http://www.projectbuilder.com.br/blog-home/entry/conhecimentos/o-que-e-pmbok
https://dicaspmp.wordpress.com/2016/03/27/pmbok-6a-edicao-fase-1/
http://pmmindmap.com.br/o-que-esperar-do-guia-pmbok-6a-edicao/
http://trentim.com.br/2017/03/novidades-guia-pmbok-6a-edicao/
Datas previstas para atualização dos Exames
Informações importantes: atualizações dos exames PMP® e PMI-ACP®
Em 2018, os exames do Project Management Professional (PMP®), CertifiedAssociate in Project Management (CAPM®) e PMI AgileCertifiedPractitioner (PMI-ACP®) serão alterados para alinhar com o Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guia) - Sexta edição e o novo Guia Prático Agile, que serve como referências. As informações para cada exame podem ser encontradas no site PMI.org.
A partir de 26 de março de 2018, o exame PMP refletirá o conteúdo do Guia PMBOK® - Sexta Edição. Os exames realizados antes de 26 de março de 2018 refletem o Guia PMBOK® - Quinta edição. Em 26 de março de 2018, o exame PMI-ACP também atualizará para refletir o novo Guia Prático Agile.
http://www.pmi.org/update-center/publication-exam-updates
http://www.pmi.org/certifications/types/project-management-pmp/update