Workshops



Participe dos nossos Workshops da IX Conferência. Cada inscrito terá direito a um Workshop do evento.

Visão, capacitação e aperfeiçoamento em Gerenciamento de Projetos, baseado na experiência dos nossos convidados.


Heron Santos


Engenharo Civil. Trabalhou com TI por mais de 10 anos em diversas organizações e a mais de 15 anos dedicasse a área de Gerenciamento de Projetos em diversos projetos (pequeno, médio e grande porte) em diversas áreas. Possui 3 certificações pelo PMI (PMP, PMI-SP e PMI-RMP) e também é reconhecido pela Microsoft como Especialista em Gerenciamento de Projetos com MS-Project (Professional e server) (MCTS).

Tema do workshop: Produção enxuta, o Scrum na engenharia e arquitetura

Resumo do workshop: Apresentação de uma nova visão do que chamamos SCRUM e como esta metodologia de trabalho está sendo incorporada fortemente na engenharia e arquitetura.


Juliana Cairo


Publicitária (Bacharel em Comunicação Social) e empreendedora (Sócia-fundadora da Howtobe - Conhecimento em Ação), graduada em Publicidade e Propaganda pela UcSal, com sólida experiência em Comunicação Mercadológica e Publicitária, construída ao longo de 19 anos de atuação em Agências de Propaganda da Bahia e de PE, lidando com clientes de médio e grande porte, regionais e nacionais, com abrangência em todo o NE e SP.

Trabalhou na Morya Comunicação (Unidades BA, PE e SP), na Atma Bianchi Comunicação Limitada (PE) e na Arcos Propaganda (PE), planejando a comunicação para diversos setores do Varejo de Médio e Grande Porte, como supermercados/ hipermercados, shoppings centers, farmácias, redes multimarcas de beleza; e também para outros setores, como o imobiliário e a indústria de alimentos, dentre outros, tendo ainda forte atuação em concorrências privadas e públicas. Dentre os clientes atendidos, destacam-se Bompreço, HiperBompreço, Supermercados TodoDia, Bomclube e Institucional/Walmart Brasil; HiperCard/Grupo Bompreço e posteriormente Unibanco; Farmácias Guararapes/BR Pharma; Cyrella Andrade Mendonça; Moura Dubeux; Shopping Piedade/BA; Salvador Shopping (BA), RioMar Fortaleza (CE) e Institucional/Grupo JCPM; Shopping Tacaruna e Plaza Shopping (PE) /Grupo MTM; Biscoito Treloso/Vitarella, Margarina Delicata/Grupo JBS e Lojão do Cabeleireiro (PE).  

Nas agências onde passou, atuou como Executiva de Atendimento de Contas, Executiva e Gestora de Planejamento de Comunicação de Marcas, tendo ainda passagens como Gestora de Mídia, Diretora de Atendimento e Planejamento de Contas e Sócia-Diretora de Operações e Atendimento Publicitário. Nos últimos 10 anos tem se dedicado à Gestão da Comunicação de Marcas em diversos aspectos e dimensões, através do Planejamento de Comunicação e do Branding.

É Pós-graduanda em Marketing e Publicidade, estudiosa do Branding focado na Gestão de Marcas, da antropologia do consumo, da economia criativa e colaborativa, além de entusiasta da Comunicação Consciente e do Marketing de Significado como eixos de ressignificação da sociedade de consumo e sustentabilidade.

Tema do Workshop: Gestão da Comunicação – fundamentos e metodologias a serviço dos resultados.
Resumo do Tema: O workshop pretende ampliar a compreensão da importância da comunicação nas muitas esferas de realização de diferentes tipos de projetos. Pretende ainda aumentar o repertório de fundamentos, instrumentos e metodologias disponíveis, bem como o senso critico para suas aplicações, de modo que auxiliam tanto o planejamento quanto a execução das etapas, com orientação holística para os resultados pretendidos.
 
Eriko Brito


Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR (2016). Certificado Project Management Professional (PMP) (2006). MBA em TI pela UNIPÊ (2005). Graduado em processamento de dados pela FPPD (1999). Atualmente, Analista de TI na DATAPREV, Professor e Coordenador de cursos de especialização. Atuei como coordenador de cursos de pós-graduação, gerente de projetos, líder de projetos e administrador de dados em projetos para empresas como Estácio, CODATA, UNICRED, Globo.com, Brasil Telecom, CESAR, Radix.com, Mobile S/A e UNIMED.
Tema do Workshop: Business Model Canvas e Project Model Canvas como Opções para Definição dos Temas Estratégicos e Portfolio Backlog SAFe.
 
Resumo do Tema: Apresenta o uso das técnicas Business Model Canvas (BMC) e Project Model Canvas (PMC) como opções cocriativas para elaboração dos temas estratégicos e iniciativas épicas do Scaled Agile Framework (SAFe). O modelo proposto se distingue do presente, limitado a citar o BMC como opção, ao estabelecer um processo para seu uso na formulação dos temas estratégicos e, introduz o PMC como alternativa ao fluxo Kanban para formulação do Portfolio Backlog SAFe via iniciativas épicas. Visual, a proposta maximiza a colaboração entre partes interessadas e mostra uma outra maneira de se pensar a elaboração de temas estratégicos e portfólios de projetos aproximando o SAFe à gestão corporativa.

LILIA BARBOSA & CREONCEDES SAMPAIO


Lília é Administradora, escritora, com especialização em empreendedorismo pela Babson College. Especialista em Coaching de Times pela Team Coaching International.  23 anos de atuação em estratégia empresarial, liderança e coaching. Empresária, Business e Executive Coaching em empresas nacionais e internacionais, como AMBEV, Rede Dor,  Rexam, Total Combustíveis, CESAR. Larga experiência em negócios, desenvolvimento humano e organizacional, como Gerente da Deloitte, Sócia da Cozex e Partner da SBCoaching Empresas. Há 9 anos forma e certifica coaches pela Sociedade Brasileira de Coaching. Autora do livro Significado: um guia para a vida, o bem-estar e a paz.

Sampaio é Engenheiro, escritor, Black Belts. Especialista em Lean. Especialista em Coaching de Times baseado em Forças e Talentos pela Gallup. 27 anos de atuação em estratégia empresarial, formação de lideranças e coaching. Larga experiência em condução de mudanças e estratégias comerciais como executivo da Gerdau, Danone e Unilever. Sócio da Cozex e Partner da SBCoaching Empresas. Empresário, Business Coach e Executive Coach atuante em empresas nacionais e internacionais como Klabin, REXAM, Total Combustíveis, Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, CESAR. Há 9 anos forma e certifica coaches pela Sociedade Brasileira de Coaching. Autor do livro Significado: um guia para a vida, o bem-estar e a paz.

Tema do Workshop: Liderança, Gestão & Coaching para Aumento de Resultados

Resumo do Tema: Descubra como a liderança associada à gestão e ao coaching geram eficiência, produtividade e lucros organizacionais.




Francisco Brito


Engenheiro pela FESP/UPE

Pós-graduado em administração pela FCAP/UPE
Mestre em Administração pela UFPE

Possui diversas certificações em gestão e TIC (tecnologia da informação e comunicação):

MBA, PMI-PMP®, PMI-PBA®, PMI-RMP®, CCNA, COBIT®, Scrum Master, VCAD510, ITIL® Foundation Certified, ITIL® ISFS, ITIL® Green IT Citizen, OMG-Certified Expert in BPM™

Brito é superintendente da Norteldata Telecomunicações e Informática Ltda., uma empresa fundada em 1986, especializada em Comunicações Unificadas (UC), Networking, Infraestrutura e gerenciamento predial (Controle de acesso, detecção de incêndio e intrusão, CTFV + analíticos + Integrações, sistemas de integração predial).

Ao longo de sua carreira, além da atual função, comandou departamentos comerciais e técnicos, o que lhe proporcionou larga experiência em projetos, em operações/serviços especializados e na análise de negócios.

Tema do Workshop: A relação entre a análise de negócios e o sucesso de projetos.

Resumo do Tema: Será apresentado, à luz do que é abordado na certificação PMI-PBA (Profissional em Análise de Negócios do PMI), o enfoque na habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.