Workshop



Participe dos nossos Workshops da IX Conferência.

Visão, capacitação e aperfeiçoamento em Gerenciamento de Projetos, baseado na experiência dos nossos convidados.



Juliana Cairo



Tema do Workshop:

Gestão da Comunicação – fundamentos e metodologias a serviço dos resultados.

Resumo do Tema:

O workshop pretende ampliar a compreensão da importância da comunicação nas muitas esferas de realização de diferentes tipos de projetos. Pretende ainda aumentar o repertório de fundamentos, instrumentos e metodologias disponíveis, bem como o senso critico para suas aplicações, de modo que auxiliam tanto o planejamento quanto a execução das etapas, com orientação holística para os resultados pretendidos.

 
Conheça mais sobre a Juliana:

Juliana Cairo é publicitária (Bacharel em Comunicação Social) e empreendedora (Sócia-fundadora da Howtobe - Conhecimento em Ação), graduada em Publicidade e Propaganda pela UcSal, com sólida experiência em Comunicação Mercadológica e Publicitária, construída ao longo de 19 anos de atuação em Agências de Propaganda da Bahia e de PE, lidando com clientes de médio e grande porte, regionais e nacionais, com abrangência em todo o NE e SP.

Trabalhou na Morya Comunicação (Unidades BA, PE e SP), na Atma Bianchi Comunicação Limitada (PE) e na Arcos Propaganda (PE), planejando a comunicação para diversos setores do Varejo de Médio e Grande Porte, como supermercados/ hipermercados, shoppings centers, farmácias, redes multimarcas de beleza; e também para outros setores, como o imobiliário e a indústria de alimentos, dentre outros, tendo ainda forte atuação em concorrências privadas e públicas. Dentre os clientes atendidos, destacam-se Bompreço, HiperBompreço, Supermercados TodoDia, Bomclube e Institucional/Walmart Brasil; HiperCard/Grupo Bompreço e posteriormente Unibanco; Farmácias Guararapes/BR Pharma; Cyrella Andrade Mendonça; Moura Dubeux; Shopping Piedade/BA; Salvador Shopping (BA), RioMar Fortaleza (CE) e Institucional/Grupo JCPM; Shopping Tacaruna e Plaza Shopping (PE) /Grupo MTM; Biscoito Treloso/Vitarella, Margarina Delicata/Grupo JBS e Lojão do Cabeleireiro (PE).  

Nas agências onde passou, atuou como Executiva de Atendimento de Contas, Executiva e Gestora de Planejamento de Comunicação de Marcas, tendo ainda passagens como Gestora de Mídia, Diretora de Atendimento e Planejamento de Contas e Sócia-Diretora de Operações e Atendimento Publicitário. Nos últimos 10 anos tem se dedicado à Gestão da Comunicação de Marcas em diversos aspectos e dimensões, através do Planejamento de Comunicação e do Branding.

É Pós-graduanda em Marketing e Publicidade, estudiosa do Branding focado na Gestão de Marcas, da antropologia do consumo, da economia criativa e colaborativa, além de entusiasta da Comunicação Consciente e do Marketing de Significado como eixos de ressignificação da sociedade de consumo e sustentabilidade.



Eriko Brito



Tema do Workshop:

Business Model Canvas e Project Model Canvas como Opções para Definição dos Temas Estratégicos e Portfolio Backlog SAFe.
 
Resumo do Tema:

Apresenta o uso das técnicas Business Model Canvas (BMC) e Project Model Canvas (PMC) como opções cocriativas para elaboração dos temas estratégicos e iniciativas épicas do Scaled Agile Framework (SAFe). O modelo proposto se distingue do presente, limitado a citar o BMC como opção, ao estabelecer um processo para seu uso na formulação dos temas estratégicos e, introduz o PMC como alternativa ao fluxo Kanban para formulação do Portfolio Backlog SAFe via iniciativas épicas. Visual, a proposta maximiza a colaboração entre partes interessadas e mostra uma outra maneira de se pensar a elaboração de temas estratégicos e portfólios de projetos aproximando o SAFe à gestão corporativa.


Conheça mais sobre a Eriko:

Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR (2016). Certificado Project Management Professional (PMP) (2006). MBA em TI pela UNIPÊ (2005). Graduado em processamento de dados pela FPPD (1999). Atualmente, Analista de TI na DATAPREV, Professor e Coordenador de cursos de especialização. Atuei como coordenador de cursos de pós-graduação, gerente de projetos, líder de projetos e administrador de dados em projetos para empresas como Estácio, CODATA, UNICRED, Globo.com, Brasil Telecom, CESAR, Radix.com, Mobile S/A e UNIMED.