O Código de Ética e Conduta Profissional do PMI foi criado por profissionais, apoiados pelo Comitê de Desenvolvimento de Padrões Éticos do PMI (PMIs Ethcs Standards Development Committe – ESDC). Em 2006 o Código foi revisado e atualizado com conteúdo relevante para profissionais e organizações.

O trecho abaixo, extraído do Código explica a visão e proposito do mesmo.

“Este Código de Ética e Conduta Profissional descreve as expectativas que temos para nós mesmos e nossos colegas profissionais da comunidade internacional de gerenciamento de projetos. Expressa os ideais a que aspiramos, bem como os comportamentos que são obrigatórios em nossas funções profissionais e voluntárias.”

O objetivo do código de conduta e ética é reforçar que devemos ter um comportamento adequado ao que se está descrito, esperando que todos os envolvidos que integram as Diretorias Executiva e Adjunta, os membros do conselho fiscal e voluntário do PMI-PE, que conduzam suas atividades cumprindo as obrigações junto ao capitulo para que se evite mesmo que sendo por equivoco a violação do Código de Conduta e Ética do PMI®.