Mais especificamente, o que é um projeto?

É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos agrupados logicamente abrangendo os cinco grupos que são eles: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

Gerenciar um Projeto inclui:

  • Identificar os requisitos, adaptar às necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado.
  • Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a: Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos e Risco.

Para garantir que o seu conhecimento em gerenciamento de projetos e processos de trabalho estão atualizados e são consistentemente aplicados, os padrões mundiais do PMI são a base para o conhecimento da profissão. Veja a nossa biblioteca mundial de padrões (PMBOK® Guide and Standards), saiba mais sobre os atuais projetos para desenvolvimento de novos padrões e veja como você pode contribuir.

Uma forte base de gerenciamento de projetos é a chave para seu sucesso, portanto, utilize os padrões mundiais do PMI para ter certeza que você está fazendo a coisa certa.

Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.